Area Xbox360




Xbox 360 é o sucessor do console de jogos da Microsoft.

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. O console foi lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[3]

O Xbox 360 compete no mercado com o PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo como parte da sétima geração de consoles de Video Games.

No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360


Especificações de hardware

A nova versão tem dois núcleos dependentes - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. Isto permite que os jogos para o Xbox 360 ofereçam inimigos mais inteligentes e mundos que simulam a realidade com maior precisão. A grande quantidade de memória "cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.

A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais.[carece de fontes?] Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.

As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.

O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores Windows XP ou Vista, USB ou WiFi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.

A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.

Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

CPU personalizada baseada no processador IBM PowerPC

* Três núcleos simétricos em execução com 3,2 GHz cada
* Duas operações de hardware por núcleo; seis operações de hardware no total
* Uma unidade de vetor VMX-256 por núcleo; três no total
* 256 registros VMX-128 por thread de hardware
* Cache L2 de 1 MB

Desempenho matemático de jogos na CPU

* 19,2 bilhões de operações de produto escalar por segundo

Processador gráfico personalizado da ATI (Xenos)

* 10 MB de DRAM incorporado
* Pipelines de shader programadas dinamicamente com ponto de flutuação paralelo de 96 saídas
* Arquitetura de shader unificada
* 500 MHz

Desempenho de polígonos

* 500 milhões de triângulos por segundo

Taxa de Preenchimento de Pixels

* Fillrate de 32 gigasamples por segundo usando 4x MSAA

Desempenho do shader

* 96 bilhões de operações shader por segundo

Memória

* 512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM
* Arquitetura de memória unificada

Largura de banda de memória

* Largura de banda de barramento de interface de memória de 22,4 GB por segundo
* 512 GB por segundo de largura de banda de memória para EDRAM
* 43,2 GB por segundo de barramento front-side

Desempenho geral do sistema de ponto de flutuação

* 2,4 Teraflop

Armazenamento

* Disco rígido de 120 GB atualizável e removível
* 12x DVD-ROM de camada dupla
* Suporte de unidade de memória iniciando em 128 MB

Entrada/Saída

* Suporte para até quatro controles sem fio
* Três portas USB 2.0
* Dois slots de unidades de memória

Áudio

* Saída de som surround de múltiplos canais
* Suporta 48KHz de áudio de 16 bits
* 320 canais de descompressão independentes
* Processamento de áudio de 32 bits
* Mais de 256 canais de áudio

Vídeo
Componentes do Xbox 360.

* Todos os jogos com suporte para 4:3 e 16:9 e suporte a resolução: 480i, 480p, 720p e 1080i.

Diversos

* Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA, CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD.
* Frente colorida personalizadas, chamadas de "FacePlate".
* Disco rígido removível de 20GB,60GB,120GB e recentemente 250GB.
* Conectividade WiFi (utilizando um acessório não incluso)
* Câmera opcional